Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs

Unidade 1

Ensinando e Aprendendo com as TICs
Atividade 1.1
Biblioteca: Pequeno texto em dupla. "Reflexões Iniciais".
Ensinando e Aprendendo com as TICs
Atividade 1.2
Fórum: "Quem sou como professor e aprendiz".
Ensinando e Aprendendo com as TICs
Atividade 1.3
Diário de Bordo: Análise da Entrevista
Ensinando e Aprendendo com as TICs
Atividade 1.4
Biblioteca: Pesquisa na Escola, apresentar em 2 ou 3 slides no próximo encontro presencial, pode ser realizada em grupos de 2 integrantes. Não precisa postar nem encaminhar por e-mail.
Ensinando e Aprendendo com as TICs
Atividade 1.5
Diário de Bordo: Mapa Conceitual (Encaminhar por e-mail ou num envepole para quem optar por fazer em um papel A4).
Ensinando e Aprendendo com as TICs
Atividade 1.6
Webquest: (realizar a atividade em grupo de no máximo três integrantes, encaminhar por e-mail: rodrigo2910@gmail.com, até o final da Unidade 1).

O que é WebQuest?

     A WebQuest é uma atividade didática para os ensinos Fundamental, Médio e Superior para incluir nas aulas a Internet, em especial a busca de informação na Rede. Pode desenvolver o pensamento reflexivo e crítico dos alunos, como também estimular a sua criatividade.

     O principal objetivo da WebQuest é desenvolver a pesquisa dos alunos em sites da Internet com critérios e perguntas especificadas pelos professores. A busca pode ser realizada em grupos ou individualmente, conforme o tempo disponível, o tema curricular abordado e a idade dos alunos. Contudo, é importante ressaltar que apresenta melhores resultados se realizada em grupos.

     Pelas WebQuests, propõem-se aos alunos a resolução de um determinado problema e, ao finalizar a tarefa, eles expõem de algum modo suas conclusões. Os estudantes simulam um papel, por exemplo, ser jornalista para investigar a crise energética que afeta uma região.