VI Encontro de Educação
Ambiental do
Alto Vale do Itajaí
Rio do Sul
POR QUE A VIDA NÃO PODE PARAR...
Professores da rede municipal de Pouso Redondo com parceria do
MICROBACIAS 2/EPAGRI participam do encontro de Educação Ambiental 2009

C.E.Pombinhas
Camila Reif Amendoeira
Raquel Siewerdt

C.E.Pe Dionísio Peluso
Rodrigo Borba de Oliveira
Bernadete Lunelli

C.E Pe José Balistieri
Paula Reif Amendoeira
Mostra de Trabalhos



TSUNAMI - DOCUMENTÁRIO

30 quilômetros abaixo da superfície do Oceano Índico, uma batalha épica é travada há séculos. Duas enormes placas tectônicas se colidem uma contra a outra acumulando uma monstruosa energia ao longo do leito do oceano. A pressão é tão grande que já não pode ser contida. Finalmente no dia 26 de dezembro de 2004, a placa tectônica menor desloca-se verticalmente por quase 10 metros. A água do oceano é violentamente impulsionada para cima, criando poderosas ondas na superfície.

UMA VERDADE INCONVENIENTE - DOCUMENTÁRIO

Al Gore tinha uma engajada carreira de ativista ecológico muito antes de aspirar ao cargo ocupado por George W. Bush. O documentário revela o talento de orador de Al Gore, trazendo uma de suas palestras sobre os perigos do aquecimento global, mostrados em estudos científicos sobre o qual ele se debruçou ao longo da carreira. Sua tese é a de que, com a redução das geleiras, a vida na Terra estará comprometida em menos tempo do que se imagina. Prêmio do Público de Melhor Documentário na Mostra Internacional de São Paulo.

O FIM DOS TEMPOS

Do diretor M. Night Shyamalan (O Sexto Sentido, Sinais) chega às telas um thriller de suspense de tirar o fôlego, sobre uma família em fuga de um fenômeno inexplicável e irreversível, que ameaça não somente a humanidade, mas o mais básico dos instintos: o da sobrevivência.Tudo começa sem um aviso claro. Parece surgir do nada. Em questão de minutos, irrompem nas principais cidades americanas episódios de mortes arrepiantes e estranhas que desafiam a razão e surpreendem a mente por sua chocante capacidade de destruição. O que estará causando esse repentino e total colapso do comportamento humano? Será um novo tipo de ataque terrorista, uma experiência mal-sucedida, uma arma diabolicamente tóxica, um vírus fora de controle? Propaga-se pelo ar, pela água... Mas como?Para Elliot Moore (MARK WAHLBERG, indicado ao Oscar) professor de Ciências de um colégio da Filadélfia, o que mais importa é encontrar uma forma de escapar ao fenômeno misterioso e mortal. Embora ele e sua mulher Alma (ZOOEY DESCHANEL) estejam no auge de uma crise conjugal, eles pegam a estrada, primeiramente de trem, depois de carro, junto com um amigo de Elliot, o professor de Matemática Jullian (JOHN LEGUIZAMO, vencedor do Emmy) e sua filha de 8 anos Jess (ASHLYN SANCHEZ), e seguem em direção às fazendas da Pennsylvania, onde esperam estar fora do alcance dos apavorantes e crescentes ataques. No entanto, logo fica claro que ninguém - e nenhum lugar - está a salvo. Esse fenômeno aterrorizante e invisível não pode ser vencido. Somente quando Elliot começa a descobrir a verdadeira natureza daquilo que os espreita lá fora - e o que desencadeou essa força que ameaça o futuro da humanidade - é que vislumbra uma ponta de esperança de que sua família possa escapar do que está acontecendo.

O DIA EM QUE A TERRA PAROU

Refilmagem do clássico da ficção científica "O Dia em que a Terra Parou", realizado em 1951 por Robert Wise. Aqui conhecemos a história de um alienígena que chega à Terra bem intencionado, em busca de paz e promovendo o fim das guerras entre os humanos, mas que erroneamente é tido como inimigo. O icônico personagem do alienígena Klaatu está de volta, bem como seu amigo Gort. Mas ao contrário do filme original, Gort não é mais mecânico (um robô), mas sim um ser biológico.

O NÚCLEO

Hilary Swank lidera um elenco de astros, nesta eletrizante viagem que o espectador no centro da mais espetacular aventura. O geógrafo Dr. Josh Keyes fez uma terrível descoberta: o núcleo da Terra parou de girar. Agora o campo eletromagnético está se deteriorando e dentro de alguns meses, o planeta será destruído. Existe uma esperança: enviar Keyes e um grupo de cientistas de elite a um canal subterrâneo no centro da Terra. Enquanto o destino da humanidade oscila na corda bamba, os cientistas e a tripulação precisam fazer o inimaginável: detonar um dispositivo nuclear, para reativar o núcleo da Terra.

PRESSÁGIO

Em 1959, um grupo de alunos faz desenhos de como eles imaginam o futuro para que sejam guardados em uma cápsula do tempo. Porém, uma garota desenha diversos números aparentemente aleatórios, que ela alega estarem sendo soprados por pessoas que ela não vê. Meio século depois, uma nova geração de alunos examina o conteúdo da cápsula e a mensagem criptografada da garota acaba nas mãos de Caleb Koestler. Mas é o pai dele, o professor de astrofísico John Koestler (Nicolas Cage), que faz uma descoberta estarrecedora: a mensagem codificada prediz as datas e o número de mortos de todas as grandes tragédias dos últimos 50 anos com uma precisão incrível. Conforme investiga os segredos do documento, John descobre que ele prevê mais três catástrofes, sendo a última de proporções globais...

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

Numa alegoria a corrupção do poder na União Soviética comanda por seu líder, Josef Stalin, o escritor George Orwell escreveu "A Revolução dos Bichos". Considerada um best seller, a obra narra a história do fazendeiro Jones (Pete Postlephwaite). Um homem beberrão e cruel que explora seus animais. Revoltados com o proprietário, eles se organizam e o expulsam de seu lar. De posse da terra, os bichos passam a controlar o lugar, decretando uma série de novas regras. Mas na busca de uma sociedade ideal se vêem traídos pela opressiva atuação dos novos dirigentes.

EU SOU A LENDA

Após um misterioso evento que destrói boa parte do mundo, Robert Neville (Will Smith) vive sozinho em Nova York pensando ser o último homem na Terra. Ao lado de seu cão, ele vaga pela cidade à procura de sobrevivência, sempre esperando pelo pior. Até que ele descobre que não está sozinho.

A ILHA

No futuro, Lincoln Six-Echo (Ewan McGregor) é residente de uma entidade utópica embasada no século 21. Como todos os habitantes deste ambiente, Lincoln espera ser um dos escolhidos para chegar a The Island, o último ponto não contaminado no planeta. Mas logo descobre que sua existência é uma mentira. E todos os outros habitantes são clones, cuja única finalidade é fornecer partes de seus corpos para repor seres humanos reais. Antes que sirva de material também, Lincoln tenta escapar com a ajuda da bela Jordan Two-Delta (Scarlett Johansson).

MOMENTO DE REFLEXÃO

PAI/FILHO, PROFESSOR/ALUNO: EDUCADORES, SEMPRE !
Sebastião Rocha -


“Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:
‘- Me ajuda a olhar!’ “

(...)
Se um pai/educador escuta um "- me ajuda a olhar!", seja através da fala, dos olhos, das mãos, do corpo, do sonho, do choro, da dor ou da alegria, ele deveria sempre responder com um "- me ensina o que você viu!" Pois só assim haverá uma verdadeira educação, isto é, uma relação plural e entre iguais, de cumplicidade, conluio, apaixonadamente verdadeira.
(...)

Voltemos a Eduardo Galeano, agora em sua "Celebração das contradições/2": "..Somos, enfim, o que fazemos para transformar o que somos. A identidade não é uma peça de museu, quietinha na vitrine, mas a sempre assombrosa síntese das contradições nossas de cada dia " (in "O Livro dos Abraços").

- Me ajuda a olhar!?
- Me ensina o que você viu!?

_________________________
(*) Sebastião Rocha é educador popular, antropólogo cultural e presidente do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento - CPCD, organização não governamental, sem fins lucrativos, que atua no campo da educação popular e do desenvolvimento comunitário, tendo a cultura como instrumental e matéria-prima de ação pedagógica e institucional em Minas Gerais/Espírito Santo/Bahia, Brasil.

(**) Este texto é um fragmento do original, de 3 páginas. Em novembro de 1999, alguns parágrafos foram excluídos, com autorização do autor, para ser utilizado em apoio a trabalhos de capacitação ministrados pela antropóloga Inês Gonzaga Zatz. O texto original (de Sebastião Rocha) foi elaborado para subsidiar as reflexões dos educadores - pessoas e instituições - parceiros e envolvidos nos diversos projetos do CPCD. Belo Horizonte (MG), Brasil. Novembro de 1991.

PENSE NISSO !
“Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará assim uma máquina utilizável, mas não uma personalidade. Vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto. A não ser assim, ele se assemelhará, com seus conhecimentos profissionais, mais a um cão ensinado do que a uma criatura harmoniosa e desenvolvida. Deve aprender a compreender as motivações dos homens, suas quimeras e suas angústias, para determinar com exatidão seu lugar exato em relação a seus próximos e à comunidade”. Albert Einstein

CURSO: Educação Ambiental

6º Encontro

MAPA FALANTE
O “mapa falante” é a representação gráfica de uma situação problematizada de uma realidade comunitária. É elaborado coletivamente pelas lideranças ou por pessoas que habitam uma comunidade, interessadas em participar de um processo de mobilização, conhecendo e buscando a resolução de problemas identificados. O mapa permite que se identifiquem os principais problemas locais, tanto os ligados a aspectos físicos, quanto aos sociais.










CURSO: Educação Ambiental

5º Encontro
Apresentação de alguns conceitos:



GALERIA DE FOTOS DA OFICINA


Música...

No meio da floresta havia uma curuja...









4º Encontro:
Plano de Trabalho
Ensino Fundamental -Anos Iniciais
Tema: Lixo e Reciclagem
Conteúdos:
Lixo no meio ambiente;
A importância da reciclagem;
Objetivos:
Conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre o consumo e a produção de lixo;
Trabalhar a importância da reciclagem.
Descrição da Atividade:
DVD - Consumo e a produção do lixo no Brasil;
Textos informativos sobre o lixo;
Identificar e classificar os tipos de lixos;
Pesquisa sobre o consumo de sacolas plásticas;
Confecção de brinquedos e objetos utilizando os diversos tipos de lixo;
Produção de texto sobre os dados adquiridos com a pesquisa, construindo um gráfico.

Avaliação:
O aluno será avaliado pela participação e cooperação nas atividades propostas na classe e extra-classe.
Professoras:
Marizete de Sousa da Silva
Maria Iolita Kiebler Kramel

Plano de Trabalho
Educação Infantil
Tema: Amigos da Natureza
Conteúdos:
A água;
Horta escolar;
Preservar e cuidar das plantas e árvores;
Reciclagem;
Passeio.

Objetivos:
Refazer junto com as crianças a horta do CEI;
Econimizar água em seus hábitos de higiene (escovar os dentes, tomar banho);
Melhorar o aspecto paisagista de nossa instituição;
Preservar, cuidar das plantas existentes em nossa instituição;
Conscientizar as nossas crianças sobre a importância da reciclagem;
Estabelecer algumas relações entre a criança/meio ambiente.
Descrição das Atividades:
1-Roda de conversa, conversar com as crianças sobre o PROJETO a ser desenvolvido. Na roda de conversa questionar sobre o uso da água e como aprender econimizar;

2- Fazer um boneco de alpiste, tendo como um mascote para cuidarem em sala;

3- Visita na horta escolar, conversas e o plantio da horta.

Avaliação:

A avaliação será feita diariamente. Estaremos observando as crianças através das atividades realizadas e através de seus desemplenhos e atitudes, roda de conversa em grupo e também individualmente.

Professoras:
Rafaela Kurth
Roseli Farias Schepers
Sônia Maria das Neves

Plano de Trabalho
Ensino Fundamental - Anos Finais
Tema: Compreendendo melhor o ambiente

Conteúdos:
Poluição do ar;
Aquecimento global;
Efeito estufa - causas (enchentes, tempestades, furacões);
Desmatamento;

Objetivo:
Conscientizar o aluno de que os problemas que afetam o planeta também dependem da compreensão do ambiente em que vivemos.

Descrição da Atividade:
Filme sobre a conscientização do Meio Ambiente;
Enciclopédia interativa sobre a poluição do ar e aquecimento global;
Texto coletivo - ilustração e dramatização;
Construir uma maquete;
Passeio para observação do ambiente, bairro onde está situada a escola;
Filmar o passeio para posterior debate dos pontos relevantes;
Fazer cartazes com palavras chaves do debate;
História em quadrinhos - ordenar o texto - "E se o tempo esquentar..."
Avaliação:
Os alunos serão avaliados através da participação, interação e cooperação das atividades em classe e extra-classe.
Professores:
Tania Regina Pacheco
Francisco de Assis Sousa